sábado, 21 de março de 2009

2009 Ano da Criatividade e Inovação!







2009 Ano da Criatividade e inovação! "Imagine. Crie. Inove"

Ilustração dos dois hemisférios cerebrais: a criatividade do hemisfério direito e o raciocínio lógico do hemisfério esquerdo. ©BELGA_MAXPPP_Rick Nease


O Ano Europeu da Criatividade e Inovação foi oficialmente lançado no dia 7 de Janeiro, com o lema "Imagine.Crie.Inove.".

A iniciativa tem por objectivo realçar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento económico e o bem-estar social e individual, promovendo os talentos individuais e as abordagens criativas e inovadoras.
O maior trunfo da Europa são as pessoas.


O objectivo geral do Ano Europeu da Criatividade e Inovação é apoiar os esforços dos Estados-Membros na promoção da criatividade, através da aprendizagem ao longo da vida, enquanto motor de inovação e factor essencial do desenvolvimento das competências pessoais, profissionais, empresariais e sociais e do bem-estar de todos os indivíduos da sociedade. Os sectores abrangidos pelo Ano Europeu da Criatividade e Inovação incluem a educação, a cultura, o espírito empresarial, as políticas regionais, sociais, laborais e de investigação, assim como a energia, os transportes, o ambiente e a sociedade de informação. Ao longo do ano estão previstos diversos eventos e campanhas de sensibilização, a nível europeu, nacional, regional e local. Esta iniciativa promove e contribui para o cumprimento da Estratégia de Lisboa, que tem por objectivo fazer com que a economia da União Europeia seja, em 2010, a economia de conhecimento mais competitiva e dinâmica do mundo.










Mitos


1. Criatividade é um dom possuído por uns poucos escolhidos!

A criatividade é algo normal que nasce com cada ser humano.Seguindo a linha de Deepak Chopra "pura potencialidade". Cada um de nós nasceu limpo e com a potencialidades de se desenvolver num ser criativo.Fazemos escolhas criativas todos os dias, e usando um pouco de imaginação, podemos estimular a nossa própria criatividade, toda vez que temos que decidir o que vestir, o que fazer para o jantar, ou como serão os cortinados da nossa cozinha. Criatividade não diz respeito apenas aos artistas!.


2. Criatividade exige talento, e se você não o tiver, esqueça! Talento tem duas definições; uma habilidade natural ou uma capacidade desenvolvida.A habilidade natural pode ser uma característica física que facilita a fácil realização de uma actividade, a capacidade pode ser desenvolvids, se sujeita a estudo a uma idade precoce.De qualquer maneira, não há nada que impeça a uma pessoa média, desenvolver habilidades criativas a um alto grau. Arte envolve o domínio das capacidades, que vem das práticas e dos conhecimentos, que por sua vez provem do estudo. Uma vez que a pessoa tem as habilidades e os conhecimentos, tem a liberdade para ser mais espontâneo e criativo.


3. Criatividade inicia-se na infância, e se você não começou, então, é tarde demais.
Não é verdade. Infelizmente, há muitos obstáculos à criatividade no início da vida, desde a desaprovação familiar até às críticas na escola. As crianças são facilmente desencorajados ou desviadas para outras actividades. E muitas vezes por circunstâncias individuais, são sacrificadas as paixões pelas actividades remunerativas. Eu acredito que a criatividade é uma escolha. Você pode ser praticamente qualquer coisa que você decidir-se, se trabalhar forte e o suficiente, nunca demasiado tarde para criar.



Sem comentários:

Enviar um comentário